28 maio 2008

Vida

Viver sempre também cansa.

O sol é sempre o mesmo, e o céu azul
ora é azul, muito nitidamente azul,
ora é cinzento, negro, quase verde...
Mas nunca tem a cor inesperada .

O mundo não se modifica.
As árvores dão as flores,
folhas, frutos e pássaros
como máquinas verdes.

Paisagens não se transformam,
Não cai neve vermelha,
não há flores que voem,
a lua não tem olhos
e ninguém vai pintar olhos à lua.

Tudo é igual, mecânico e exacto.

Ainda por cima homens são homens.
Soluçam, bebem, riem e digerem
sem imaginação.

Há bairros miseráveis, sempre os mesmos.
Discursos de políticos,
guerras, orgulhos em transe,
automóveis de, e em corrida ...

E obrigam-me a viver até à Morte !

Pois não seria mais humano
morrer por um bocadinho,
de vez em quando,
e recomeçar depois,
achando tudo mais novo ?

Ah ! se pudesse suicidar-me por uns meses,
morrer em cima de um divã
com a cabeça sobre uma almofada,
confiante e sereno por saber
que tu velavas, meu amor do Norte.

Quando viessem perguntar por mim,
havias de dizer com o teu sorriso
onde arde um coração em melodia :
«Matou-se esta manhã.
Agora não o vou ressuscitar
por uma bagatela.»

E virias depois, suavemente,
velar por mim, subtil e cuidadosa,
pé ante pé, não fosses acordar
a Morte ainda menina no meu colo...

5 comentários:

ev disse...

Hola Tav!

Aquí dándome la vueltita gracias a tu invitación. Me da lástima entender poquito... pero algo de la almósfera me llevo, está lindo.

¿Esa fotillo que dice autor es tuya?
Bueno. Salud por la poesía.
Un abrazo.

ev disse...

Hola Tav
Ahi he logrado traducir con el traductor de google. Ya leo mejor
Un abrazo.

CorsáriO disse...

Es verdad! Soy yo, disfrazado como un poeta en la penumbra!
Estoy contentito por sabe que obtienes algo con la traducción en el idioma. No existe el traductor completado para la totalidad de un Site. Pasas por el archivo, seleciona el idioma y continúas por el archivo. Es la solución mejor.
Todo de bueno para la EVa, en la Costa Rica!

ev disse...

Hola Tav!!!
Hola Tav!!!
hOLA!!

Voy a ver si lo pongo en mi otro blog, si no ahí te molesto, supongo que es fácil de instalar.
Un abrazo
(me puse contenta, gracias)

CorsáriO disse...

EV:
No tienes la dificultad. Más facil que coloca el mensaje en el blog! Después yo voy ver.
Bye, EV.